Marketing Viral – Porque Fazer e Como Fazer?

O Marketing Viral tornou-se um objeto de desejo de muitos empreendedores. Afinal, qual a empresa que não quer produzir um conteúdo que seja acessado e compartilhado por milhões de de usuários no Brasil e no Mundo?

Mas como se planejar com ações de marketing digital para se tornar viral? Como produzir conteúdo capaz de gerar ações imediatas nos seus clientes, seguidores, consumidores? Como deixar sua audiência com corações nos olhos?

O que é o Marketing Viral?

Vivemos tempos em que vídeos, memes e músicas se alastram e ganham espaço notáveis e impressionantes na internet. O marketing Viral ganhou poder e se tornou objetivo de desejos de muitos empreendedores.

Empresas estão cada dia mais antenadas e voltadas para produzir conteúdo que seja acessado e compartilhado por milhões de usuários do mundo inteiro.

Afinal, qual o empreendedor que não sonha alcançar níveis cada vez mais altos para sua empresa nas redes sociais?

O marketing Viral ou publicidade viral são estratégias que reúne técnicas de marketing e esforços para produzir um conteúdo que seja reconhecido, curtido e compartilhado para um maior número de pessoas na internet. Um conteúdo que ganhe força nas redes sociais e se espalhe pelo o mundo.

A viralidade alcança números impressionantes de acessos, além de distribuir conteúdo de forma muito eficiente, funciona como uma excelente prova social.

A segui vamos ver a sua importância e dicas de como tornar um conteúdo viral

Marketing Viral – Quais os formatos que viralizam? O que leva o público a compartilhar um conteúdo?

O Marketing Viral tem processo semelhante a uma epidemia; e as mídias sociais potencializam os efeitos do Marketing Viral. As pessoas precisam apenas de alguns cliques para acessar um conteúdo e compartilhar com seus amigos e seguidores, de forma que a viralização ocorre de muita muito rápida e ampla com as redes sociais.

O Marketing Viral nem sempre é planejado, por mais que uma empresa, marca ou pessoa queiram ter um conteúdo sendo compartilhado repercutido em seu país ou no mundo inteiro, não dá pra imaginar muitas vezes que elas projetem tamanho sucesso.

É possível, sim, elaborar um conteúdo de ser repassado pelo o público, e vou compartilhar agora alguns formatos que tendem a ter uma repercussão maior e grandes chances de viralizar.

#1. Artigos  Post de Blog

Disponibilizam um conteúdo de fácil acesso e com visões de mundo. Post com mais de 2000 palavras tendem a ter mais compartilhamento, aproveite para produzir um conteúdo com bastante informações relevantes, seja coerente, especifico e não economize em informações para educar seu público.

#2. Aplicativos

Unem utilidade com diversão. Sempre há espaço para um aplicativo novo no mercado. Além de ajudar na automação e otimização de processos, um aplicativo corporativo também tem a ver com a integração de tecnologias em tarefas que, antes, eram feitas de maneiras totalmente manuais.

#3. Quizzes

Pessoas amam responder perguntas, pois alimentam suas fantasias e desejos. Ideal para causar diversão, prazer e interação com as pessoas.

#4. Vídeo/Vlogs

Os vídeos são os queridinhos pela a velocidade com que se consome a informação. Os usuários e amantes dos Smartphones acham os vídeos a solução perfeita para consumir conteúdo.

#5. Áudios/Podcasts

A melhor solução para os usuários que ocupam o corpo em muitas atividades: dirigir, atividades físicas.

#6. Infográficos

Informação visualmente organizada, fácil, rápido de compreender e consumir.

#7. Jogos

Em dias estressantes, os jogos conquistam pessoas para relaxar

 

Como Viralizar uma Ação de Marketing?

É importante reforçar que não garantias e nem receita mágica para fazer um conteúdo bombar. Por mais que você se esforce muito para produzir um conteúdo altamente relevante e com alto potencial de compartilhamento, ele depende do engajamento do seu público.

Mas é importante lembrar que você também não depende das forças do universo e do acaso para que seu conteúdo venha fazer sucesso. Esteja preparado para planejar e produzir um bom conteúdo para que ele venha a repercutir e atrair muitos seguidores.

► Fique Ligado!

Lembre-se que podem ser pequenas as chances de seu conteúdo vir a viralizar. Mas, de todo modo, é bom não ser pego de surpresa.

Imagine que você, sua empresa começa a ficar conhecida pelo o mundo, despertando potenciais olhares e interesses no seu produto, conteúdo, oferta. Você estará preparado para dá conta de toda demanda?

 

Vamos as dicas para seu conteúdo, sua empresa ganhar o alcance e visibilidade almejada, mas esteja preparado quando isso acontecer.

#1. Estude seu Avatar

Quando um conteúdo é viralizado, ele tende atingir um público que foge do seu alvo. Mas entender seu avatar, identificar e estudar sua persona será fundamental para definir pontos importantes do seu viral. O formato, abordagem, formas de se comunicar. quais emoções e reações você quer causar.

Pode ser algo engraçado, útil, divertido, prazeroso, empolgante, urgente, refletivo, motivacional… são várias sentimentos que pode ser transmitido em um viral, e com isso gerar uma identificação imediata com sua persona, seu avatar.

#2. Conteúdo de Fácil Consumo

Os formatos mais indicados para um viral são: vídeos, fotos, memes, infográficos. Eles mexem mais com as emoções das pessoas, são mais lúdicos e são de fácil consumo. O ideal é que ofereça acesso gratuito e que simplifique o repasse dessa informação. Deve exigir o mínimo das pessoas.

#3. Deixe seu público Surpreso

Imprima uma visão diferente do “mais do mesmo” isso não é uma imposição, mas entregar algo inesperado tende a ter resultados diferentes.

#4. Não queira apenas vender algo

Você já viu algum viral que vende escancaradamente um produto ou serviço? Valorize a experiência e equilibre o consumo. Lembre que a ideia é causar reações nas pessoas a ponto de fazê-las querer compartilhar seu conteúdo.

#5. Fique de olho nas Redes Sociais

Se você pensar quer viralizar um conteúdo na internet, o caminho passa pelas as redes sociais. As redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter permitem que os usuários compartilhe conteúdo, marque amigos, curta e deixe comentários. Além de popularidade essas redes sociais oferecem ao usuário a chance de expressar seu sentimento sobre o conteúdo e questão.

► Fique Ligado!

Porque Compartilhamos?

Se busca promover sua empresa, sua marca, aumentar sua popularidade, gerar mais seguidores, mais engajamento e crescer suas vendas investir em Marketing Viral é uma boa opção.

Mas é importante se preparar para receber a demanda que o Marketing Viral oferece, ele oferece picos de crescimento muito grande e está preparado é muito importante.

Muito importante ressaltar que aqui nesse post não há garantias de sucesso viral, mas sim uma proposta de pontos que influenciam pessoas de forma criativa.

Espero ter ajuda e você gostou desse conteúdo, deixa aqui teu comentário e compartilha com aquele amigo querido.

 

Abraço,

Eu,

Liliane Sousa.

 

Liliane Sousa

Eu sou Liliane Sousa, uma apaixonada por educação empreendedora, negócios, livros. Uma curiosa por gastronomia, moda e artesanato. Busco construir um mundo relevante e poderoso por meio da educação, creio que é possível criar o trabalho dos sonhos, projetar a própria vida, alinhado a um propósito e fazer a diferença no mundo.

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    1 Comentário

    1. UM show de artigo. Parabéns por esse conteúdo maravilhoso. Me ajuda a abrir mais a minha mente. Preciso criar conteúdo de valor assim. TOP mesmo minha amiga, to de boca aberta hahaha

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