(Vídeo) Empreender ou Trabalhar – Qual o Melhor Caminho?

Empreender ou trabalhar em um emprego formal? Eis a questão.

Empreender ou Trabalhar? Ser Empregado ou Empreendedor? Que raios de empreendedorismo é esse tão comentado, tão presente no nosso dia a dia…

Qual o melhor caminho? Hoje este artigo é para responder essa pergunta que muitas vezes nos trava, nos deixa ansiosos e indecisos sobre o nosso futuro. Eu mesma carreguei esse questionamento por uma vida!

O mercado está cada vez mais competitivo, principalmente nesse momento de forte crise financeira e política. Qual a solução? Segurar o emprego atual com unhas e dentes ou se arriscar no empreendedorismo e tentar abrir o próprio negócio?

Este lado empreendedor envolve muitos desafios, mas é algo que está na alma do brasileiro. Mas, porém, entretanto, alcançar e fazer sucesso requer muita determinação, planejamento e ação e muitas vezes fazer isso sozinho pode ser desafiador e desanimador.

Empreender ou Trabalhar? A minha História

Eu larguei um emprego no mundo corporativo porque não amava o que eu fazia! Porque o empreendedorismo sempre esteve muito presente na minha. Tive influência muito forte da minha mãe, desde pequena.

Mas durante muito tempo tive medo, não canalizava meus esforços e talentos no que eu realmente queria, e vivi por mais de uma década frustrada, porque não aceitava que a vida se resumisse em apenas 8 horas de trabalho e 30 dias de férias anuais.

Empreendedorismo está cada vez mais presente na nossa vida, e com essa onda de empreender existe meio que uma rivalidade em EMPREENDEDOR E EMPREGO! O que todo mundo pensa é que:

O EMPREENDEDOR é cara rico, feliz, aquele que acorda pela manhã motivado e veste sua capa e vai salvar o mundo.

O EMPREGADO é coitadinho que vai trabalhar, ele acorda todo dia no mesmo horário, toma seu café, pega a condução e vai para seu trabalho, cumprir as suas 8 horas de trabalho diária.

As verdades Que Ninguém te Conta

Parece desleal essa comparação, mas o que ninguém te conta sobre esse dois exemplos é que: Empreendedorismo, nada mais é que, você Remunerar a sua PAIXÃO, você fazer o que AMA, e ganhar ganhar dinheiro fazendo isso.

Em uma das muitas busca que eu fiz na internet em busca de respostas para meu questionamento, Empreender ou Trabalhar? Eu assisti um vídeo que foi libertador para minha vida! Geronimo Theml muito sabiamente fez a seguinte pergunta:

Você tem curtido o que você faz? Você ama sua profissão? Curte a sua carreira? É feliz com seu emprego?

Agora ficou claro pra você? Pra mim ficou muito claro naquele momento. Remunere sua paixão, seja empreendendo ou trabalhando. Faça o que você ama, mas remunere sua paixão. Continue lendo para sanar essa dúvida de empreender ou trabalhar em um emprego tradicional.

Dicas Para Você se Tornar um Empreendedor Digital

Daí para da um help a profissionais que estão decididos a seguir uma nova carreira e empreender, eu vou me dedicar em falar sobre o empreendedorismo digital. O mercado que eu estou inserida, e que me possibilitou largar meu emprego no mundo corporativo e aumentar as expectativas e oportunidades para minha vida profissional.

Essas são dicas valiosas que veio de uma referência muito forte do Marketing Digital [Pedro Quintanilha – Mentalidade Empreendedora] e eu sigo atentamente todos os conselhos e aplico na minha vida e nos meus negócios. Inclusive estou aplicando a #2. DICA – Tenha boas referências, continue a leitura e aproveite cada dica poderosa.

#1. Leia coisas boas

A leitura é prática unânime na vida de pessoas bem sucedidas. E eu já tinha essa mentalidade, eu sempre gostei muito de ler, e sempre li sobre negócios, sobre os melhores.. nas minhas redes sociais eu dou várias dicas de leitura. Se você não gosta de ler, não tem o hábito, comece devagar, leia mesmo que seja um parágrafo por dia. Isso vai se tornar um hábito, um hábito poderoso. (Inclusive já dá pra deixar uma indicação de leitura pra você começar) _ O Poder do Hábito – Charles Duhigg

#2. Tenha boas referências

Como seres humanos, temos a tendência de “entrar na fila errada”. e é uma grande verdade. Podemos escolher como referência pessoas que não se encontraram na vida. Daí, acabamos por repetir os mesmos erros que elas. Então, o conselho aqui é: busque boas pessoas para se inspirar e absorva o que elas tem de bom.

#3. Amplie sua Visão

O empreendedor precisa ser alguém de visão. E uma outra grande referência a quem eu modelo, admiro e que tem mudado a vida e a visão de muita gente, é o Flávio Augusto do Geração de Valor. Ele fala exatamente sobre as competências do empreendedor, e a primeira dela é a visão. A capacidade de enxergar mais longe, capacidade de ver o que outros ainda não estão vendo.

#4.  Siga sua Vocação

“Você poderá dizer que encontrou sua vocação no dia em que sua história de vida influenciar seu trabalho – e não apenas o contrário”.

Estratégias para aplicar no seu Negócio

#1. Faça um curso online de empreendedorismo

Se você quer mesmo trabalhar na internet, nada melhor do que aprender com a própria internet. Conheça os principais profissionais do setor, consuma os conteúdos eles oferecem gratuitamente, mas conheça também o que eles vendem. Existem ótimos profissionais com bons métodos para que você se torne um empreendedor digital – No meu caso eu escolhi o Alex Vargas como meu Mentor e foi o curso Formula Negocio Online que me ajudou a montar a minha estrutura e muito mais.

#2. Se planeje todos os dias

Esta é uma grande dica! Um hábito bastante eficiente é anotar as tarefas por ordem de prioridade na noite anterior.

#3. Identifique sua maior habilidade, transforme em produto ou serviço e venda

Qualquer habilidade que você tenha pode ser transformada em serviço ou produto. Você só precisa saber empacotar. Isso é o que conhecemos como o baú de dinheiro. Uma fonte inesgotável de ideias que podem ser bastante lucrativas. O caminho para mudar de vida pode estar aí!

#4. Aprenda a vender

Sabia que grande parte dos milionários do mundo são ou foram da área de vendas? Todos que desejam empreender precisam dominar técnicas de vendas. Você pode aprender, se quiser! Decida hoje, empreender ou trabalhar, espero que você empreenda.

#5. Forme um Networking

Networking é uma prática baseada na troca de experiências e conhecimentos com o intuito de gerar oportunidades e criar vínculos entre as pessoas. Criar e manter uma rede de contatos é essencial para suprir necessidades e superar desafios em seu ramo de atuação.

#6. Relacione-se com pessoas “importantes”

Não, não é fazer amizade com gente famosa por interesse. Trata-se de conhecer profissionais-chaves que lhe ajudem a entrar a se consolidar em sua área de atuação. Peça conselhos, aproxime-se, frequente eventos, enfim, esteja perto de quem já chegou onde você quer chegar.

#7. Não se contente com um emprego, empreenda!

Ter um emprego, na condição de ser apaixonado pelo o que faz, é bom. Mas se você um dos que está no grupo dos decididos a MUDAR DE CARREIRA E EMPREENDER, esse é o momento.

A Cereja Bolo

#8. Trabalhe de dia, empreenda a noite

Para se tornar um empreendedor digital, você não precisa necessariamente largar um emprego. Pode fazer os dois. Trabalhe de dia pelo seu salário e a noite pela sua fortuna. Comece a inovar dentro de seu trabalho, criando e implementando novas ideias e veja como tudo começará a mudar.

Empreender ou trabalhar?

Que esse conteúdo te ajude nos seus negócios, e dê um norte para sua vida.

Um Grande Abraço,

Eu,

Liliane Sousa.

Liliane Sousa

Eu sou Liliane Sousa, uma apaixonada por educação empreendedora, negócios, livros. Uma curiosa por gastronomia, moda e artesanato. Busco construir um mundo relevante e poderoso por meio da educação, creio que é possível criar o trabalho dos sonhos, projetar a própria vida, alinhado a um propósito e fazer a diferença no mundo.

Website: