Como Ter um Blog Bem-Sucedido e Apoiar Seu Negócio

Porque ter um blog? Recentemente eu estava assistindo GIRL BOSS, uma nova série na Netflix. Aconteceu algo que temos que está atentos em nossos negócios na internet.

A personagem perdeu completamente seu negócio online. Isso aconteceu porque ela não tinha um blog, o negócio era sustentado em uma única plataforma.

Plataforma que a qualquer momento poderia sofrer alteração e comprometer todo seu projeto. Esse exemplo nos traz uma reflexão importante para nossos negócios. Quer evitar esse tipo de problema? Leia o artigo até o final e aprenda!

Ter um blog: O que podemos aprender?

Simples! Não devemos sustentar todo o nosso negócio em plataformas e redes sociais nas quais não somos donos e nem ditamos as regras.

Se você é empreendedor digital ou está pensando começar a empreender a dica é: Não apoie por completo seus projetos e sonhos em bases vulneráveis. 

Grandes construções precisam de uma base firme.

Se a sua empresa ainda não tem um blog, comece hoje a pensar em criar um. O blog é um lugar onde você vai apoiar teu negócio, criar e entregar conteúdo de valor pra sua audiência. Você vai conseguir interagir com teus leitores, permitindo uma troca de feedback e construção de relacionamento.

Aqui você vai encontrar pilares fundamentais de blogs bem-sucedidos. E se você ainda não tem um blog, aprenda sobre como criar um de forma prática, rápida e muito simples.

Agora vamos as dicas para você ter um blog onde você vai poder sustentar seus projetos e entregar real valor para sua audiência.

#1. Tráfego

Você fica dias escrevendo aquele artigo, finalmente termina clica em publicar e fica sem tirar os olhos do seu blog esperando milhões de visualizações e comentários.

Mas daí, o que realmente acontece? Seu amigo lê o artigo e não deixa nenhum comentário…

Diariamente isso acontece com milhões de empreendedores digitais. Porque estão deixando de usar ferramentas básicas de qualquer autor/editor de conteúdo, o Google Adwords Keyword Tool. 

O pesquisador de palavras chaves do Google vai te ajudar muito na hora de escrever seus artigos. Você vai buscar por palavras do seu nicho e ver qual o nível de busca dessas palavras no Google diariamente. Dessa forma você vai conseguir se posicionar melhor seu blog nos mecanismo de busca do Google.

Seja um “AGENTE SECRETO” Espionando a Concorrência.

Essa é uma boa dica para você se espelhar nos melhores. Modelar quem está fazendo sucesso e criar seus conteúdos usando sua identidade e se espelhando no que a sua concorrência faz faz e vem tendo sucesso.

A arte da Atenção – Como Escrever títulos melhores

É importante você dedicar tempo pensando no título do seu artigo. Você deve se preocupar bastante com o título, porque é o primeiro contato que alguém terá com o seu conteúdo. Capturar a atenção desse potencial leitor é seu trabalho, faça isso ou tudo estará perdido.

SEO: Domine as primeiras páginas do Google

(Search Engine Optimization) Otimização para Mecanismos de Busca, é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

O conteúdo é a alma do negócio. Escreva artigos relevantes e não deixe sua audiência dormir. Esteja sempre preocupado em entregar conteúdo de valor para seu leitor. Entregue uma leitura agradável, a solução para uma dor ou um momento de descontração.

Fique atento ao seu artigo, cuide para que ele fique visualmente estruturado, de fácil leitura. Observe os parágrafos e quebras de linhas, quebra de conteúdos e espaçamento. Ter um blog é ter um negócio online.

#2. Emails

O e-mail ainda é o canal mais lucrativo e de melhor engajamento entre um site e seus leitores. Se você utilizar técnicas de e-mail marketing irá ter ótimos resultados. Ter um blog é a melhor maneira de capturar e-mails de seus possíveis clientes.

Por que conseguir mais emails para sua lista?

  • Para promover seus artigos do blog.
  • Para interagir com seus leitores.
  • Para conseguir conversões melhores.
  • Para obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados.
  • Primeiro, utilize um bom software para gerenciar essa lista.
  • Coloque campos de captura de email em lugares estratégicos do seu site, como a sidebar e no final de artigos.
  • Ofereça um benefício que seus leitores simplesmente não podem recusar, como um eBook grátis ou um curso grátis

Quer saber como capturar mais emails para sua lista? Descubra como, basta clicar aqui.

#3. Quem não é Visto Não é Lembrado

É necessário está presente na vida da sua audiência e dos seus parceiros. Ter constância e aumentar a exposição de sua marca/site/negócio é tarefa indispensável.

Por que aumentar sua presença?

  • Para atingir um público maior e engajado com seu projeto
  • Para se conectar com pessoas influentes em seu nicho de mercado.
  • Para criar um sentimento positivo entre seus leitores.

Ter um blog vai aumentar sua presença online e maximizar o seu relacionamento com o público.

Veja dicas de como aumentar sua presença

  • Procure estar disponível em diferentes canais de comunicação: Facebook, Twitter, Youtube
  • Conecte-se com pessoas influentes e não influentes do seu nicho, melhore seu Networking.
  • Responda comentários, mostre-se solícito, ajude de verdade seus leitores e tenha real interesses na sua audiência

A internet é essa ferramente poderosa que conhecemos hoje e ela facilita a colaboração e o compartilhamento de ideias e pessoas do mundo inteiro podem se conectar em um piscar de olhos, estamos a distância de um clique. Faça bom proveito da internet e das redes sociais para estar presente na vida dos seu leitores.

#4. Conversões e Receitas

Conversão é todo tipo de ação que você deseja que um leitor/usuário execute em uma determinada página ou site. Quando alguém faz uma compra em seu blog, falamos que o seu blog converteu em vendas.

Uma conversão pode ser um comentário, um cadastro de e-mail, uma venda, uma visita. É importante está preocupado a todos os pilares importantes que já falamos acima para gerar conversões em seu site e que irão gerar receitas.

Falando em RECEITA é o pilar onde muitos empreendedores digitais querem meter a carroça à frente dos bois. ter um blog vai gerar tráfego qualificado para o seu negócio.

Sem tráfego, sem uma lista de emails, sem presença, sem conteúdo e sem otimizar as conversões, eles desejam ganhar dinheiro com seus sites. É fundamental seguir um passo a passo para conseguir gerar engajamento, confiança e receita.

Por que gerar mais receitas?

Solucione problemas dos seus leitores/consumidores, valorize sua audiência, o dinheiro é consequência direta do valor que você agrega na vida das pessoas. Veja algumas dicas de como gerar mais receitas:

  • Promovendo produto de terceiros e ganhando uma comissão para isso.
  • Criando seu próprio produto e vendendo para seu público.
  • Rentabilizando seu site com anúncios.

Agora que você já sabe onde estão as ferramentas que você precisa pra conseguir uma base firme para sustentar seu negócio é hora de colocar-se em movimento. Tire suas ideias do papel, melhore seu projeto ou comece com o pé direito o seu projeto dos sonhos.

 

QUERO COMEÇAR AGORA!

Espero que o conteúdo tenha te ajudado,

Um Grande Abraço e até Breve!

Liliane Sousa.

Liliane Sousa

Eu sou Liliane Sousa, uma apaixonada por educação empreendedora, negócios, livros. Uma curiosa por gastronomia, moda e artesanato. Busco construir um mundo relevante e poderoso por meio da educação, creio que é possível criar o trabalho dos sonhos, projetar a própria vida, alinhado a um propósito e fazer a diferença no mundo.

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