Chatbots: O que é? Como eles ajudam no atendimento ao cliente?

Eles já estão em todo lugar, conhecidos como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bots.

 

Eles estão revolucionando o atendimento ao cliente de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Essa ferramenta tem auxiliado empresas na interação, relacionamento com seus consumidores.

 

Chatbot (uma abreviação para robô de chatum software que gerencia trocas de mensagens, pode ser instalado em sites, apps, Facebook Messenger, Telegram e personalizado de acordo com o público alvo e necessidades das empresas.

Chatbots: Não se deixe enganar…

Você com certeza entendeu só de ler o nome que, chatbot é um robô que responde mensagens de pessoas via chat. Mas não se engane pela a simplicidade da coisa, os chatbots representam a evolução no relacionamento entre marcas, tecnologia e pessoas.

Eles influenciam mudanças de comportamento, ajudam empresas escolar seu atendimento e melhorar o relacionamento com seus clientes. Os bots oferecem uma comunicação o mais real possível com as pessoas.

Eles são mais que robozinhos no chat, eles são o futuro do relacionamento com o cliente. Você já ouviu falar em inteligência artificial?

Não pense que você só encontra nos filmes: Ex_Machina: Instinto Artificial, A.I. – Inteligência Artificial, Chappie, Matrix…

Basta olhar a nossa volta que fica fácil perceber que estamos cercados de tecnologia e integrando a inteligência artificial ao nosso dia a dia.Você está se perguntando como a inteligência artificial se encaixa no nosso dia a dia.

O que é inteligência Artificial e como aplicar nos Negócios?

 

A verdade é que esse é um termo muito comum, mais para muito ainda é uma realidade apenas nos filmes de ficção científica e que não se encaixa na realidade do seu negócio.

De forma muito simples, eu te digo, inteligência artificial é uma forma de fazer que máquinas imitem o comportamento humano, por exemplo, resolver problemas.

Um chatbot é um robô desenvolvido a partir de software de comunicação automatizada. Os mais avançados possuem inteligência artificial e vão aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas, em conversas futuras.

Pode parecer difícil de entender que um robô seja capaz de fazer perguntas e interagir com pessoas. Mais com os avanços de inteligência artificial, a tendência é que os chatbots possam oferecer experiências ainda mais personalizadas de atendimento.

Para que servem os chatbots?

Veja quais os benefícios com o uso dessa tecnologia para seu negócio.

#1 Automação de Tarefas/Processos de Atendimento

Quanto mais automatizado o trabalho, mais tempo os funcionários terão para trabalhar em melhorias para tornar o negócio mais rentável.

Isso vai desde tarefas simples, até atividades mais complicadas que exigiriam toda a atenção de um colaborador dedicado.

Todo processo de atendimento ao cliente possui casos de repetição: Pedidos de Informação, acompanhamentos, alterações cadastrais, agendamentos, atualizações de boletos…

#2 Otimização de Resultados

Aumento da produtividade, menos erros, ferramentas que melhoram o desempenho, tempo e os resultados podem ser acompanhados e otimizados constantemente.

#3 Se relacionar com clientes, funcionários

Os chatbots podem promover uma verdadeira revolução na maneira da sua empresa se comunicar com seus clientes. Possibilitando maior entrega de valor em menos tempo e alcançar muito mais pessoas. Você oferecer informações relevantes para seu público, entretenimento, conteúdo de consumo rápido.

É possível desenvolver chatbots de acesso restrito a equipes e integrá-los a softwares especializados em troca de mensagens entre grupos fechados, possibilitando de comunicação com seus colaboradores em tempo real e simultaneamente.

Como saber se sua empresa precisa e porque usar os chatbots?

 

Diversos serviços de mensagem já se abriram para integrações com chatbots. O principal é o Messenger, do Facebook. Tem facilidade de integração com a FanPage e se tornou ainda mais atraente pelo grande número de usuários ativos por mês.

O skype também já aderiu a possibilidade para os bots, o Telegram também já permite a integração.

Mas os primeiros passos para essa descoberta é responder as seguintes perguntas: Como andam os processos de atendimento ao cliente no seu negócio? Demora? Algumas informações são encontradas com dificuldades, ineficiência e outros problemas prejudicam a experiência do cliente?

Comece a identificar as oportunidades de marketing, vendas, atendimento, automação dos processos em seu negócio.

Avalie sua equipe de atendimento, processos simples, tarefas manuais e repetitivas e logo você vai perceber que uma mãozinha da tecnologia tem sido muito coerente com o cenário atual, em que o comportamento das pessoas tem se modificado por conta da popularidade dos dispositivos móveis.

Fique Ligado!

Sinais que sua empresa precisa de chatbots

#1 Mudança no comportamento do público

#2 Demora no Atendimento

#3 Ameaça da Concorrência

#4 Pouca coleta de dados

#5 Baixa qualidade na experiência oferecida ao cliente/consumidor

Aplicação dos Chatbots

#1 Geração de Leads

#2 E-commerce

#3 Marketing e Vendas

#4 Pesquisas

#5 Atendimento ao Cliente

#6 Agendamento e Reservas

#7 Qualificação de Bases de Dados

#8 Ensino e Aprendizado

#9 Entretenimento

Um método ágil,

Simplificando, o projeto de um chatbot pode ser reduzido em poucas etapas.

Avalie seu cenário, talvez seja hora de automatizar!

 

Um super abraço,

Eu,

Lili.

Liliane Sousa

Eu sou Liliane Sousa, uma apaixonada por educação empreendedora, negócios, livros. Uma curiosa por gastronomia, moda e artesanato. Busco construir um mundo relevante e poderoso por meio da educação, creio que é possível criar o trabalho dos sonhos, projetar a própria vida, alinhado a um propósito e fazer a diferença no mundo.

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